Sumérios e sociedade...

Gosto muito de história, vez ou outra estou catando alguma coisa num livro ou mesmo na internet. Muitas vezes gosto de citar o antigo povo Sumério, que, pra quem não sabe, viveu na antiga mesopotãmia a mais de 5000 anos atrás, e que é considerada até hoje por muito historiadores como uma das sociedades mais organizadas que já existiu, lá se você criticasse alguem por causa do modo como ele se vestia ou uma mania que ele tivesse ou qualquer coisa do tipo você era punido por desrespeito, lá todos tinham de respeitar a todos. Não é a toa que essa sociedade veio a decadência justamente pois eles não investiam na força bruta e sim no conhecimento e no respeito ao próximo.

Os sumérios desenvolveram a Astronomia e a Astrologia (não como a vemos hoje nas revistinhas de R$ 0,99 que encontramos em qualquer banca de revista e que dizem "prever" nosso dia-a-dia, desde a roupa que vamos usar até o horário e a situação em que vamos encontrar o amor de nossas vidas), o sistema sexagesimal, tiveram grandes avanços na área da medicina, entre outras coisas que ficam ao cargo de vocês pesquisarem-nas.

Agora me expliquem como depois de 5000 anos nós, ao invés de evoluirmos mentalmente e sociamente, apenas criamos pré-conceitos e nos tornamos "donos da verdade" se afastando cada dia maisum do outro, criando barreiras, muros e grandes diante de nós mesmo. Será que a humanidade está retornando a era das cavernas, onde era cada um por si? Ao invés de se unir para que possamos construir, nós nos separamos e nos destruímos perante nossas críticas, e, a nossa mania de viver sempre achando que somos os certos só nos deixa mais longe da nossa "sociedade perfeita" que os Sumérios conseguiram numa época rústica, sem tantos meios de comunicação como os que temos hoje e sem nosso mundo tão moderno.

Será que somos homens da caverna? Mesmo se achando caras tão atuais?

Abração galera!

Comentários

Fê Andrade disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fê Andrade disse…
Bom dia,Flávio!
Como leitora assídua de blogs que sou,estava a visitar o seu perfil do orkut e como vi um senso crìtico na vossa pessoa,achei que terias um blog(pois todo mundo que é crìtico tem um hihi).A descrição do seu perfil já havia me chamado a atenção,pois percebi que gostas muito de història e eu como uma graduanda do curso de història não poderia perder essa oportunidade de poder discutir alguns pontos interessantes com você.Quem sabe posso trazer algo de discussão teória pra vc,hein?
Então,gostei deveras das suas postagens,li todas por sinal.Nâo se preocupe se lhes tacharem de doido,as pessoas têm o péssimo hábito de chamar assim quem tem opinião própria.
Sobre essa sua postagem,o que tenho a lhe dizer é que realmente somos homens das cavernas e que não evoluimos porra nenhuma,por isso que acho q nâo estamos na era contemporanea e sim na pré-história ainda.Mas pra que isso mude,é preciso que o homem descubra o fogo mais uma vez,tome a "pilula vermelha"...a falta de criatividade e principalmente de curiosidade é q está atrasando as sociedades ditas contemporaneas.
Enfim,espero que tenha gostado e quem sabe,eu tenha um futuro colega de profissão.
See ya man!!

Postagens mais visitadas deste blog

Aristóteles, Defeitos e qualidades

Não, eu não morri.