Seria o egoísmo algo da natureza humana?

Esses dias eu estava analisando por mim mesmo a atitude das pessoas a minha volta e pensando no quanto cada uma pensa somente em si ou no quanto elas não pensam nos outros.
Segundo a Wikipédia, egoísmo seria:

"Egoísmo (ego + ismo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo."

Não quero aqui me intrometer no modo como as pessoas levam a sua vida e nem no que elas pensam, todos somos livres pra pensar e agir, certo?
Mas fico imaginando qual o objetivo de vida de alguém que simplesmente não consegue viver de forma altruísta, se importando com as pessoas a sua volta, ainda mais num mundo como o nosso, com tanta desigualdade.

E fico viajando na minha mente tentando encontrar uma reposta pra todo esse egoísmo humano e tentando entender se foi sempre assim.

Não sou cristão como a maior parte do ocidente, mas sei que um cristão na teoria teria de amar o próximo como a si mesmo, por que isso não acontece?
Será que o ser humano já nasce egoísta?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aristóteles, Defeitos e qualidades

Não, eu não morri.

Sumérios e sociedade...